terça-feira, 28 de setembro de 2010

1a. Etapa: Saint Jean Pia de Port - Roncesvalles (27km)


Caminho de Santiago partindo de Saint Jean Piat de Port
Pirineus

A ansiedade era muito grande! Estava em Saint Jean Pied de Port e não tinha mais jeito de escapar… tinha que seguir!
Esta era a primeira vez que me via sozinha, longe da família, dos meus filhos, sem celular, em um país distante e sem falar outra língua que não fosse o português. Dormi muito mal, sentia frio, meu pé custava a esquentar e para completar um simpático senhor que dormia na cama ao lado da minha roncou a noite toda.
Saí por volta das 8 da manhã do albergue Le Chemin Vers l’Etoile acompanhada por Adelino, um nordestino do Recife que conheci no albergue, muito legal e com boas estórias para contar. Nos despedimos do hospitaleiro Jean Pierre, um barrigudo bigodudo que me deu um gostoso abraço (abraço de peregrino é diferente) e foi o primeiro a me desejar Bom Caminho!
Começamos uma subida sem fim, passamos pelo albergue de Valcarlos onde paramos para beber água fresca, e seguimos em frente; quando acreditávamos estar no ponto mais alto… mais subida aparecia! Passamos pela imagem de Nossa Senhora, meu coração bateu mais forte e … dá–lhe mais subida. Estava feliz, muito feliz; meus olhos podiam ver paisagens incríveis e o vento… o vento vinha para acariciar meu rosto, fazer-me sentir viva! Levava as nuvens de um lado para outro e eu estava no céu… Com uma imagem deslumbrante da Terra, com uma imagem de mim mesma que até então não conseguia enxergar!

Incrível foi ver o branco do gelo no topo das montanhas e mais incrível ainda foi ver o gelo diante de mim… eu parecia uma criança que acaba de ganhar um doce e quer se lambuzar todo com ele… era muito gelo e muito barro também!
A subida só acabou a 3,5km antes de Roncesvalles, quando começa uma vertiginosa descida dentro de um bosque mágico. O joelho do Adelino começou a reclamar o esforço da descida, mas sentia-me ótima!
Cheguei a Roncesvalles às 16hs e ao entrar no pueblo pude ouvir o sino da igreja. Adelino sorrindo disse que chegar junto com os badalos do sino era sinal de boa sorte! Não tinha a menor dúvida de que a sorte estaria sempre sorrindo para mim...
Estava exausta mas feliz!


Gelo nos Pirineus

Albergue de Roncesvalles

No próximo post darei dicas de como chegar em Saint Jean, acompanhem...

9 comentários:

  1. Nada a temer senão o correr da luta
    Nada a fazer senão esquecer o medo
    Abrir o peito a força, numa procura
    Fugir às armadilhas da mata escura...Milton é "F".
    Laila minha musa, sempre acompanho suas experiencias e vou confessar: Sinto inveja em muitos casos...que pena que a inveja não é um sentimento bom, porém acredito que quando assumimos um sentimento, seja ele bom ou ruim, é porque queremos corrigí-lo. Garanto pra vc que minha inveja é por não estar vivenciando tudo isso ao seu lado e não por ver vc feliz. Não adiantaria nada viver tais momentos se não fosse na companhia de gente que seja gente, pois não adianta matar a sêde com agua salgada.
    Quero, e vou, fazer parte de sua tribo....em muito breve desfrutarei dessa fonte de vida.
    Um beijo bem grandão desse seu amigo e adimirador.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando ansiosamente a próxima etapa!!! Valeu
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Vamos acompanhar os teus passos, sejam eles firmes ou não eles sempre devem te levar pra omde vc quiser ir. Não se limite, não acredite em sorte e nem em azar ...tudo é bom,tudo vem pra acrescentar, pra mudar o que te dava medo, uma porta se fecha, muitas outras se abrem ...tudo é vida, a rotimna também é vida...mas a liberdade de escolher nossos próprios caminhos...é vida eterna.
    Beijos .......Péricles-Cairns-Australia

    ResponderExcluir
  4. A Laila é uma pessoa que teve uma importância muito grande para que eu decidisse trilhar meus passos pelo Caminho de Santiago... mesmo sem(ainda) conhecê-la, posso afirmar que ela é uma pessoa iluminada !! Digo em meu diário que todos os presentes que o Caminho me deu vieram em forma de pessoas, alguns, vieram antes mesmo de me lançar nesta jornada fascinante. Permitam-me transcrever essa passagem do meu diário quando me refiro à Laila:

    "Engraçado notar que ao pisar esta terra, observar estas montanhas que parecem riscar os céus, tenho a nítida impressão de que já estive aqui, e de fato já estive: por meio de uma peregrina que por sua percepção e sensibilidade com as fotos e as palavras me trouxeram à Espanha antes mesmo de eu ter dado meus primeiros passos".

    Parabéns pelo seu Blog, pelas mudanças que o Caminho possibilitou a você tomar e sobretudo pela força de vontade de seguir sempre em frente, fazendo seu próprio caminho e viver a vida da forma como ela merece ser vivida: Intensamente !!!

    Ultreia amiga :)

    ResponderExcluir
  5. Laila!!!!!!

    Você é minha inspiração......

    ResponderExcluir
  6. Laila.. Parabéns! Não fizeste o Caminho..Viveste o caminho! Isso é o mais importante. Quando passamos por essa experiência, na intensidade como passaste, startamos um processo irreversível dentro de nós. Mudamos para sempre.
    O Caminho me fascina..Os caminhos me fascinam. Espero fazer muitos, ainda.

    Buen camino, peregrina!Muito bom conhecer você e compartilhar dessa energia!

    Sinval.

    ResponderExcluir
  7. Depois de algum tempo você aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e o que importa não é o que você tem na vida mas quem você tem, e que bons amigos, na verdade são a família que nos permitiram escolher.
    Aprende que não importa onde já chegou mas para onde está indo, e se você não sabe pra onde está indo, qualquer lugar serve.......
    W. Shakespeare

    ResponderExcluir
  8. Amiga estou adorando. Vc consegue passar com muita clareza sua experiencia. Lendo o seu relato dá mais vontade de fazer o caminho. Que ele chegue logo. beijos,

    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela caminhada e pela iniciativa de fazer o blog. Adoro ler os relatos peregrinos, pois de um lado revisito os lugares por onde passei e de outro conheço sensações e percepções muito diferentes das minhas...
    Adorei as paisagens de suas fotos também. Já tive ótimos momentos pedalando e caminhando por Floripa.
    Abraços e boas caminhadas

    ResponderExcluir