Etapas do Caminho de Santiago
Pamplona
Saí por volta das 6:30, ainda estava escuro, mas logo no início o sol começou a aparecer atrás das montanhas deixando o céu laranja, iluminando o dia que estava pra começar.
Caminhei rápida e feliz, sentia-me muito bem disposta Cheguei a Pamplona por volta das 8:30. Parei para tomar café, descansar um pouco, jogar papo fora e carimbar minha credencial. Passei em frente a uma escola onde crianças brincavam e a saudade dos meus filhos apertou…
Pamplona é uma cidade bem grande, comunidade autônoma de Navarra, onde acontece a mundialmente conhecida Festa de São Firmino, com a tradicional Corrida de Touros (uma idiotice na minha opinião).
Possue uma boa infra estrutura com muitas lojas, albergues, farmácias que atendem todas as necessidades dos peregrinos (quando a necessidade não for apenas seguir o Caminho).
Eu queria evitar grandes cidades, de cidade grande bastava São Paulo, aquele agito começava a me incomodar, sentia-me um peixe fora d´água atravessando as ruas com minha mochila.
Segui em frente e o sol já estava forte, cheguei a Cizur Menor por volta das 11:30. O albergue é da Ordem de Malta e tem símbolos templários em tudo, bem em frente a uma pequena igreja que me transmitiu muita paz.
Cheguei realmente exausta, o Sol estava forte e minha mochila que pesava uns 10 kg parecia pesar uns 50, mas é incrível como depois de um banho me sentia renovada! (acho que o banho é o momento do “ orgasmo” peregrino, eu achava muito engraçado ouvir os gemidos toda vez que um chuveiro era aberto).
Uma australiana (Judith) dividiu um lanche comigo (pão, queijo e jamon)… Mais um dia chegava ao fim para dar espaço ao novo que nasceria, minha vontade de seguir em frente crescia a cada passo… Eu era dona dos meus passos…
Realmnete Laila Pamplona e uma cidade bem cultural e bonita tirando a idiotice das touradas.
ResponderExcluirEla e candidata a Capital Europeia de la Cultura 2016.
Beijos cherie
lucelio
...acho que o banho é o momento do “ orgasmo” peregrino...perfeita colocação. Eu nem sei como traduzir o que sentia na hora do banho...nossa nossa nossa.
ResponderExcluirAcredito que a hora do banho e tambem outras situacoes me causavam esse prazer.
ResponderExcluirAcordar e pensar que estava fazendo o que mais quero reencontrar pessoas que tinha se separado depois de etapas e eles me abracavam e beijavam com amor ver o nascer e o por do Sol.
Beijos ma Cherie.
Lucelio
Oi, Laila!Tb passamos diretos por Pamplona e ficamos em Cizur Menor, no local do Albergue da Ordem de Malta, há muitos anos atrás... Mas, como o Albergue estava lotado, fomos "obrigados" a dormir dentro daquela Igrejinha! Havia peregrinos deitados até atrás do altar, mas o ambiente medieval inspirou uma das noites mais marcantes do nosso Caminho!
ResponderExcluirVá em frente, menina, e que São Thiago a acompanhe!
¡Sus!¡Eia!
mandou mtu bem nessa do banho ser o orgasmo do peregrino........eu concordo absolutamente!
ResponderExcluirtodo mundo sai do banho com uma felicidade inexplicável no rosto......é o momento!!!!
Olá,
ResponderExcluirGostaria de deixar minha opiniao sobre as "corridas de touro" em Pamplona.
A festa de San Fermín é muito mais do que uma "corrida de Touros", que eu tbm acho uma palhaçada.
Nos dias de San Fermín, as pessoas correm na frente dos touros e nao é permitido nenhum tipo de agressao aos animais, simplesmente uma corrida entre touros e homens,algumas vezes saindo lesionado e até mesmo morto, o segundo.
O que passa na praça de Touros já é outra história, uma barbaridade que nao merece nem comentários.
No mais, deixo minhas felicitaçoes pelo seu blog, é sempre bom uma caminhada pelo "seu caminho".