terça-feira, 7 de dezembro de 2010

9a. Etapa: Redencila del Camino - San Juan de Ortega (37 km)

Saí bem cedo de Redecilla del Camino acompanhando os alemães, eu estava alegre e muito falante, queria chegar logo ao próximo pueblo, tinha ouvido falar de um albergue brasileiro e estava louca para conhecer e mostrar aos meus amigos alemães. Ao chegar a Castidelgado a decepção! O albergue estava fechado, com uma plaquinha mandando seguir e desejando Bom Caminho. Na minha face à decepção era evidente! Os alemães começaram a rir diante da plaquinha pendurada na porta e seguimos em frente.


O dia estava lindo e a temperatura agradável. Passamos por Villamayor Del Rio, Belorado e Tosantos, onde da trilha se avista uma igreja que parece ter sido construída em uma gruta: Ermita de La Virgen de La Peña, muito bonita de ser vista!


Encontramos o brasileiro Fábio e nos preparamos para passar por Villafranca Montes de Oca, um lugar maravilhoso com muitas subidas e descidas, montanhas de pinheiros com muitas flores dando um tom rosa que enchia meu coração de alegria! O Fábio reclamava muito de dores nas pernas e eu me sentia-me ótima! Falava sem parar! Tirei o atraso dos dias que pouco conversei e o coitado do Fábio que foi a vítima da minha tagarelice.


Chegamos a San Juan de Ortega, um pueblo bem pequeno. A igreja fica ao lado do albergue que é um antigo monastério.
San Juan foi discípulo de Santo Domingo, fez peregrinação à Terra Santa e então decidiu construir uma capela Romântica dedicada a San Nicolas de Bari, na parte considerada mais perigosa do caminho. Foi arquitetada de tal forma que as 17hrs do equinócio de outono e da primavera (21 de março e 21 de setembro) os raios de sol entram pela janela esquerda da fachada e iluminam o capitel que representa a Anunciação, como se o Espírito Santo iluminasse o ventre da Virgem Maria.
Em San Juan de Ortega vivia uma figura muito querida, o Padre José Maria que servia sopa de alho aos peregrinos. Padre José Maria faleceu em março de 2008.


Este foi um dia bem cansativo, mas eu estava feliz. Depois de algumas cervejas fui dormir cedo.

2 comentários:

  1. fotos lindas, e deu pra ver sua alegria nesta faze do caminho , e nada melhor que umas cervejinhas , para dormir bem kkkkk
    bjs continue atualizando seu blog gosto de acompanhar este caminho !!!
    bjs emerson

    ResponderExcluir
  2. Cerva ou Vinho ??? não há de ser nada... o importante é a tonturinha heheheh, bj grande.

    ResponderExcluir