quinta-feira, 5 de março de 2015

Porque mulheres NÃO devem praticar Esporte de Aventura


Quando eu tinha 17 anos disse para minha mãe que queria saltar de paraquedas, e ela, com os olhos preocupados me questionou porque eu tinha que ser diferente. As filhas das amigas dela faziam ballet (o que acho muito legal), e eu queria saltar de paraquedas!

Pois é... desde pequenas as garotas são colocadas em atividades para "meninas". Aprendemos que precisamos cuidar mais da aparência, cabelo bem tratado, unhas bem feitas, casa bem limpa! Saber cozinhar faz parte dos afazeres femininos e homem gosta de... Ah, na boa, pouco me importa! Importa o que eu gosto! Por isso meninas fica um alerta: NÃO PRATIQUEM ESPORTES DE AVENTURA!

Provavelmente suas unhas vão ficar quebradas, o esmalte não vai durar muito, você vai acabar preferindo comprar equipamentos como bota de trekking, cordas, cadeirinha, capacete etc, no lugar de gastar com produtos de beleza importados. Seu cabelo com frequência vai estar seco e quebrado por causa do sol, vento ou poeira. Sua pele vai ter cores diferentes, fazendo você parecer um sorvete Napolitano, isso sem falar do quanto ficará ressecada! Mas não se preocupe... Você vai brilhar! Vai ser um canhão de LUZ e seu brilho vai te acompanhar junto das histórias que terá para contar!

Você não vai ficar esperando alguém abrir a porta do carro, provavelmente vai trocar os licores doces pela cerveja gelada ou a cachaça artesanal de alguma cidadezinha por onde passar!

Sua hidromassagem não será em uma banheira cheia de sais de banho, mas sim na queda de água congelante de uma cachoeira escondida, cercada de cores vibrantes da natureza!

Trocará com facilidade as aulas da academia por caminhadas cheias de lama e pedra.

Provavelmente não pensará duas vezes em substituir as férias em um resort para escalar uma montanha em algum canto do planeta. O champagne caro tomado na beira de uma piscina será substituído por um gole de água no cume daquela montanha e aquela água será a mais saborosa do universo!

Você corre o risco de sentir-se livre, de achar um saco passeios em shoppings lotados, não vai gostar daquela separação clássica de programas femininos e programas masculinos!

Correrá o sério risco de ser mais independente, mais auto confiante, enfrentar melhor as situações de risco, tomar decisões rápidas. Vai aprender o valor do SER sobre o TER, vai sorrir com os olhos e viver com a alma!

Seja qual for sua preferência, trekking, mergulho, escalada, paraquedas, ciclismo... seja lá qual for, jamais pratique esportes de aventura, ou correrá o risco de ser MUITO FELIZ!

40 comentários:

  1. Sem palavras Laila.
    Faço C sua permissão minhas suas palavras.

    "Vai aprender o valor do Ser sobre o Ter,vai sorrir C os olhos e viver C a alma.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras Laila.
    Faço C sua permissão minhas suas palavras.

    "Vai aprender o valor do Ser sobre o Ter,vai sorrir C os olhos e viver C a alma.

    ResponderExcluir
  3. Ando de longboard. A melhor sensação é descer uma ladeira em um dia que estiver ventando muito forte. Você se solta, e o vento continua te segurando. É como se você flutuasse.

    ResponderExcluir
  4. Não existe nada que pague estas sensações de liberdade não é mesmo Gabiih? Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Acho uma visão muito limitada frente a todo potencial feminino. Ser vaidosa e aventureira me parece perfeitamente conciliável em se tratando de uma mulher, que tem poder e talento de ser e fazer o que quiser e muito bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana concordo com você e no texto não tive a intensão de limitar o potencial feminino e muito menos supor que a mulher aventureira não pode ser vaidosa, aliás, na minha opinião ela é muito vaidosa em vários sentidos!!!! Mas sim, que a mulher que pratica esporte de aventura começa a dar muito mais valor ao Ser e deixa de lado aquela estética somente superficial e os esteriótipos impostos por uma sociedade de consumo. Mas acredito sim e faço uso de suas palavras que a MULHER TEM TALENTO DE SER E FAZER O QUE QUISER E MUITO BEM FEITO!
      Agradeço a leitura de meu blog e seu comentário e espero que possa aproveitar os outros posts!
      Grande beijo
      Laila

      Excluir
    2. Não... ser aventureira acaba por se sobrepor a sua vaidade em certo ponto! O dia em que você ver que as 3 bolsinhas que você levou a de maquiagem, a das unhas, a das mil parafernálias vão permanecer no fundo da mochila, que vão se tornar o que era antes útil um peso morto e e perda de espaço... Esse dia vai ser muito feliz! :)

      Excluir
  6. Belo texto Laila adorei!!! Eu sempre fui incentivada a ser mais feminina, e toda vaidade q adquirir ao longo dos tempos sempre notei que faltava algo. Não me incomodo em ficar descabelada, com a pele ressecada, e toda picada de pernilongos, pq a vista que se tem ao chegar ao local de cada trilha eh MARAVILHOSA !! Em breve estarei de volta. Saudades bjs

    ResponderExcluir
  7. Renata, depois que o "bichinho" da aventura pica a gente nos tornamos mais felizes!!!! Bem vinda a este mundo e agora não dá mais para largar!!!!
    Beijo
    Laila

    ResponderExcluir
  8. Olá Laila... Adorei seu texto!!
    Sempre fui inclinada para o lado aventureiro, mas às vezes a sociedade acaba nos impondo estereótipos. Eu sei que mudei minha vida radicalmente e entendo perfeitamente tudo que li no seu texto. Quando subi a primeira montanha tive certeza de que aquilo era tudo que eu precisava e tudo o que eu queria pra minha vida. Cada pedacinho novo da caminhada até o cume nos transborda sensações tão incríveis que não da pra explicar. o aprendizado e o valor pelas coisas simples sempre nos farão companhia e na bagagem fica sempre a certeza de um novo caminho.

    Belo texto, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, este é o espírito do aventureiro... novas descobertas a cada passo!!!!
      Boas aventuras e aproveite os outros textos do Blog!
      Grande beijo

      Excluir
  9. Belo texto e parabéns às mulheres que se desapegam da tão poderosa e limitante cultura do consumo cego.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ter a oportunidade de viver essa liberdade

    Mas agradeço a DEUS por minha filha poder viver parte disso

    Cicera Machado

    ResponderExcluir
  11. E essa felicidade pode ser compartilhada todos os dias com as pessoas ao seu redor. E algumas jamais vão entender porque vc prefere essas coisas....a gente só ri ou sorri pra elas.

    ResponderExcluir
  12. Kkkkkk quando eu cheguei e disse pra minha mãe que eu faria trekking e tudo mais que estivesse ligada e que não queria mais ficar de festas em festas ela me perguntou quem eu puxei pra ser assim kkkkk acho aue fou um elogio kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Kkkkkk quando eu cheguei e disse pra minha mãe que eu faria trekking e tudo mais que estivesse ligada e que não queria mais ficar de festas em festas ela me perguntou quem eu puxei pra ser assim kkkkk acho aue fou um elogio kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Kkkkkk quando eu cheguei e disse pra minha mãe que eu faria trekking e tudo mais que estivesse ligada e que não queria mais ficar de festas em festas ela me perguntou quem eu puxei pra ser assim kkkkk acho aue fou um elogio kkkkk

    ResponderExcluir