quinta-feira, 19 de março de 2015

Não arrisque uma mudança depois dos 30 anos!

Subindo a Serra do Rio do Rastro - SC

Quando eu tinha 30 anos minha vida era bem "normal", Comprava coisas que não precisava para mostrar aquilo que eu não era, trabalhava mais de 12 horas por dia para tentar juntar dinheiro e fazer alguma coisa que me deixaria feliz depois da aposentadoria. Deixava a vida me levar... O tempo passava sem grandes emoções! Em meu coração um vazio tomava conta! Reclamava mais do que agradecia. Na TV novelas, reality shows e noticiários sensacionalistas faziam parte da minha rotina, meu dia era bem cheio e minha alma vazia!

Foi então que decidi colocar uma mochila nas costas e caminhar 900km em 28 dias realizando o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha! Fui pra lá cheia de dúvidas, medos, e descobri que aquela vida medíocre que vivia não era o que me deixaria feliz! Eu era muito mais do que aquilo! Não podia continuar... Resolvi tomar as rédeas do meu destino e seguir meus sonhos!


No Caminho de Santiago

É preciso que se permita sonhar, saber aquilo que você realmente quer (mesmo que queira muitas coisas), é preciso romper as expectativas dos outros sobre sua vida com um verdadeiro foda-se e fazer aquilo que vai lhe proporcionar prazer!

Não é fácil e muito menos um conto de fadas, toda escolha tem suas consequências e você precisa estar preparado para isso.

Não quero fazer deste post um texto de auto ajuda, nem mesmo tentar convence - la a jogar tudo para o alto (mesmo que eu tenha feito isso), o que quero é fazer com que reflita sobre sua vida até aqui e saiba que mudanças e aventuras são possíveis para qualquer idade.

Se você já tem 30 anos e resolver aventurar-se, vão te chamar de louca, irresponsável, se tiver na casa dos 40 vão dizer que está passando pela "crise dos enta", se tiver mais de 50 vão querer te internar! Mas saiba que depois de dar o primeiro passo dificilmente vai conseguir voltar atrás. Portanto cuidado! Pode ser extremamente arriscado!!!!

Veja alguns exemplos do que pode te acontecer! CUIDADO!


  • Sua auto estima vai para as alturas!

Você vai sentir-se mais bonita, mais interessante, mais auto suficiente (e isso não importa se você tem 30 ou 100 anos!) Vai ter um brilho especial nos olhos, vai começar a enxergar o mundo sob outra perspectiva. Vai pensar por si e sua vida vai ser tão excitante que não vai precisar se interessar pela vida alheia, a sua vai te preencher!

  • Você vai ficar mais caridosa!

Vai parar de sentir pena de si mesma porque sua vida vai ser interessante e vai sobrar espaço para ajudar quem precisa! Vai saber estender a mão e fará isso com muita alegria porque você cresceu, expandiu e carrega uma energia contagiante... atrai as pessoas!

  • Vai enfrentar seus medos!

Não que vá deixar de sentir, mas não vai permitir que o medo paralise você! Viaja sozinha, fica em albergues, anda no mato, troca de emprego, reavalia aquele relacionamento vazio e de dependência, dorme ao relento sob o céu de estrelas, sobe montanhas, bebe cerveja, experimenta coisas novas sempre que pode.
Aprende que as dores dos outros sempre podem ser maiores que as suas e que seguindo em frente pode superá - las.

  • Vai parar de usar desculpas...

Não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho coragem, não consigo!
Estas "desculpas" definitivamente deixarão de te acompanhar! Você aprende a adaptar sua vida, ter foco e jamais deixar de realizar o que quer!
Arruma tempo traçando prioridades e estratégias, percebe que não precisa de rios de dinheiro para aventurar-se. Quebra a barreira invisível que te separa do "impossível" tornando - o realizável!

  • Já estou velha para isso

Esta é a desculpa mais ridícula que deixará de usar! Sua velocidade pode até ser menor, mas sua vontade minha amiga... Esta supera todos os obstáculos. Vai vencer a cada passo e ainda servir de exemplo! Sim... Você pode!

Peregrinas no Caminho de Santiago, a com camisa xadrez com 90 anos e a de vermelho com 73!

  • Tenho que isso... Tenho que aquilo...

Tem sim que fazer o que te deixa feliz!
Você aprende que o "quero que" fica na frente do "tenho que" e aquelas obrigações que adquirimos com o passar do tempo podem ser dribladas! Você não usa desculpas... Realiza!

  •  Você pode ser FELIZ!

Este é o maior risco! Vai ver as cores do seu dia a dia com mais brilho, vai ter no vento um amigo que acaricia seu rosto quando chega cansada no topo da montanha. E, toda vez que o vento amigo aparecer vai fechar os olhos e reviver os momentos de plena realização! Vai brincar na chuva, vai rir mais, emocionar-se mais! Vai aprender a olhar nos olhos das pessoas e abraçar com o corpo todo!
Não vai se conformar com aquilo que escolherem pra você porque agora é você que escreve seu próprio caminho!

Não tem receita mágica para a felicidade! Ouça seu coração, perceba o que gosta, questione se o que você tem feito te deixa feliz e saiba que mudar só depende mesmo de você! Dá tempo... Sempre dá!

Para mudar não basta ter vontade... Tem que ter ATITUDE! Comece!

Mas... CUIDADO! Mudanças sempre são difíceis... Assim como subir aquela montanha desejada. Mas garanto que a vista lá do alto sempre faz valer a pena!

Você ainda tem a opção de continuar onde está, como está... Esperando o tempo passar, com os olhos fechados para este mundo cheio de novas descobertas a qualquer idade!

A caminho do Monte Roraima


Curta a página da Mantra Adventure no Face e comece suas aventuras! Clique aqui!

19 comentários:

  1. O meu Caminho de Santiago foi em outubro de 1998, quando eu completava 29 anos na Catedral de Compostela, e quando voltei pro Brasil tomei uma grande e importante decisão que reflete na minha vida até hoje e espero que para sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, obrigada por seu comentário! O Caminho faz isso com a gente... Precisamos continuar caminhando sempre! Grande beijo
      Laila

      Excluir
  2. Arrepiou .... sei bem o que é isso! Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kátia!!! Como é bom sermos donos de nossas vontades!!! Boas aventuras...

      Excluir
  3. Obrigada por compartilhar. Eu por muito tempo usei várias desculpas: sem grana, sem tempo, sem saúde, sem amigos, sem o corpo ideal, sem coragem... Descobri que pode-se viajar com pouca grana, que 2 dias bem aproveitados valem mais que semanas, que a estrada tem o dom de restabelecer a alma, que basta conseguir dar pequenos passos para ir longe, e que se der medo vai com medo mesmo!!!!
    Hoje com 40 anos, a menos de 1 ano mochileira, me sinto mais viva do que nunca!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho 53, às portas dos 54 e esse ano resolvi fazer trakking, rapel, acampar e descobri que sou muito mais corajosa, do que imaginava, estou fazendo musculação, pois quero fazer o caminho de santiago...adorei tudo o que todas escreveram, somos mulheres realmente muito fortes.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Laila, sou sua fã!
    Agradeço por ter conhecido o projeto Mochila de Batom e a Mantra Adventure, estou permitindo me arriscar e acreditar que posso ir cada vez mais longe para realizar meus sonhos! Lugares e amizades lindas nessa jornada! Vivo cada momento ... #energiza que rola

    ResponderExcluir