quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cachoeira do Saco Bravo - Ponta Negra - Paraty



Batom na mochila e tudo pronto para conhecer uma das cachoeiras mais incríveis que já vi!

A algum tempo eu já ouvia falar deste lugar maravilhoso, já tinha visto algumas fotos e lido alguns relatos, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer, então, durante a Travessia da Ponta da Juatinga, eu e o Guma resolvemos separar um dia para fazer a trilha e verificar de perto os encantos desta cachoeira que fica bem de frente para o mar!



É possível passar de barco na frente e contemplar sua exuberância, mas se você quiser chegar bem pertinho e até nadar no poção que ela forma é preciso enfrentar os 4km de uma trilha cheia de sobe e desce em meio a Mata Atlântica.

Saímos de Ponta Negra, uma praia linda de areia branca e fina, o mar com água azul e muito claras e com uma comunidade caiçara que preserva suas tradições, onde não tem luz elétrica e nem pousada, mas conta com campins e bares a beira mar.



Para chegar a ponta Negra tem duas opções: Barco ou trilha! Os barcos partem de Laranjeiras (onde se pode chegar de carro) ou da praia do Sono (onde se chega por uma trilha de 3,5km), para quem gosta de andar pode sair da Praia do Sono e chegar em Ponta Negra por uma trilha maravilhosa, passando por algumas praias desertas (Antigos, Antiguinhos e Galhetas), num total de 3,8km.

Como havíamos passado a noite em Ponta Negra saímos bem cedinho rumo a Cachoeira do Saco Bravo! 

Logo no início uma subida de tirar o fôlego e foi assim durante todo percurso!

Atravessamos pequenos riachos, passamos por árvores enormes e sentimos a natureza viva que nos abraçava carinhosamente.




Todo esforço da caminhada valeu a pena! Quando cheguei finalmente na Cachoeira meus olhos sorriram e meu coração pulou de alegria! Certamente não conseguirei reproduzir através de imagens fotográficas a exuberância daquela paisagem!





A trilha é bem demarcada, mas vale a pena começar cedinho... Assim evita o grande número de pessoas que chegam mais tarde e sobra tempo para desfrutar daquele paraíso!

Quando o mar está bravo e a maré alta não é recomendável entrar... Pode ser perigoso! Mas como tudo estava perfeito pudemos nadar bastante nas águas geladas daquela piscina natural encravada no costão rochoso!



Ao voltar para praia de Ponta Negra estávamos cansados, mas muito felizes! Sentamos em um bar em frente da praia, pedimos uma porção de peixe, uma cervejinha gelada e ainda aproveitamos os últimos momentos de uma competição de canoa caiçara que estava acontecendo!

O fim de tarde estava lindo e nós muito contentes!



Informações:

Trilha de Laranjeira até o Sono: 3,5km (moderado)
Trilha do Sono à Ponta Negra: 3,8km (fácil)
Trilha de Ponta Negra à Cachoeira do Saco Bravo: 4km (pesada)
Camping da Branca em Ponta Negra: (24) 999200036

Curta a página da Mantra Adventure no Face clicando aqui!

20 comentários:

  1. legal.... gostei do post..... Parabéns. pelas informações claras deu coragem de ir....

    ResponderExcluir
  2. to olhando o blog e quando vejo as fotos é o guma hahahaha AMEI!!! felicidades e valeu as dicas

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com o blog ❤ Muito bom! ÓTIMAS dicas!!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com o blog ❤ Muito bom! ÓTIMAS dicas!!!Parabéns!!

    ResponderExcluir