terça-feira, 10 de março de 2015

Pedra da Mina - 4o. maior Pico do Brasil





Batom preparado para entra na mochila e partimos, eu, Guma e Juliana para mais uma aventura que seria inesquecível!

A Pedra da Mina fica na divisa de São Paulo e Minas Gerais, no município de Passa Quatro e segundo as ultimas medições do IBGE ele é o 4º mais alto do Brasil e o mais alto da Serra da Mantiqueira, com seus 2797 metros chama a atenção de muitos montanhistas, aventureiros e claro... nós!



Chegamos em Passa Quatro e fomos explorar a cidade. Pequena e charmosa, com uma estação de trem que atrai muitos turistas, suas ruas estavam cheias de pessoas caminhando! As inúmeras flores espalhadas por toda parte dá ao visitante um ar de hospitalidade!




Depois de conhecer tudo (a cidade é realmente muito pequena) partimos em direção à fazenda Serra Fina, onde inicia - se a trilha do Paiolinho para o pico da Pedra da Mina.

Em Santa Rita pegamos um pequeno trecho de estrada asfaltada e depois foram mais 12 km de terra. Como havia chovido bastante nos dias anteriores a estrada estava muito ruim e nosso carro acabou atolando, o que fez com que o Guma tomasse um banho de lama! Ele ficou bastante chateado, mas eu e a Ju demos boas risadas.



Chegamos à Fazenda Serra Fina já anoitecendo. Estacionamos o carro, montamos a barraca e comemos alguma coisa! Passaríamos a noite ali para iniciar a trilha bem cedo.



A noite foi gelada e com uma chuva fina caindo. Fiquei preocupada, se estava frio lá na fazenda, imagina como estaria no cume da Pedra da Mina!

A Fazenda Serra Fina está localizada à 1550 metros de altitude, o que dá um desnível de 1247 metros até o topo da Pedra da Mina, definitivamente não é uma trilha para iniciantes! Um bom preparo é fundamental!



Acordamos cedo, arrumamos nossa tralha e partimos.





O primeiro trecho foi tranquilo, O desnível não era muito grande e a mata fechada, porém, com a trilha bem demarcada.



Depois de um tempo de caminhada chegamos a um rio de águas cristalinas, mas muito geladas! Cheio de pedras e pequenas quedas, dava um ar de jardim encantado, mas seria um portal de entrada para outro mundo... O das MONTANHAS, difícil, desafiador, que nos deixa exaustos fisicamente, mas renovados em nossa alma!

Ficamos um bom tempo (mais do que deveríamos) desfrutando daquele lugar encantado, nos enchemos de energia (e água) e demos continuidade à nossa aventura.




Mais algum tempo de caminhada e uma bifurcação. Graças à panela vermelha pendurada na árvore sabíamos que deveríamos seguir à direita, e assim fizemos!



Aí começa a brincadeira de gente grande. Um sobe e desce de morros que parece não ter fim! Quando acreditávamos que seria a ultima subida aparecia uma descida indicando que a trilha continuava e o cume da Pedra da Mina estava distante!

Estávamos testando nossos limites! Físicos e psicológicos!






Passamos por muito capim - de - anta com mais de 2 metros de comprimento e extremamente cortantes. Revesávamos para puxar a trilha! Caminhar por lá não era fácil e muitas vezes a vegetação encobria a trilha! Parecíamos formigas caminhando no jardim do gigante!




Sobe, desce, passa o capim - de - anta, sobe mais um pouco, passa por bosque de Carafa (uma espécie de bambu), sobe mais, desce um pouco, mais subida! Estávamos exaustos!

Durante o caminho água é um problema. Caminha - se muito sem ponto de captação, portanto, vá prevenido!

Finalmente chegamos a um local de acampamento que fica antes do ultimo ataque ao cume. Paramos um pouco para descansar! Aproveitei para fazer algumas anotações em meu diário, mas decidimos seguir. Nosso objetivo era passar a noite no cume!



A ultima subida foi a mais difícil, íamos seguindo os totens que apontavam a direção à seguir. Aquelas pedras agrupadas me lembraram o Caminho de Santiago e de alguma maneira me deram forças para seguir a diante. Uma escalaminhada exaustiva até finalmente chegar ao cume!






Estávamos muito, mas muito cansados! Nos abraçamos e cada um, com seus sentimentos pode expressar  suas emoções de maneiras diferentes! Eu ria comemorando, a Ju caiu num choro (misto de sensações e sentimentos) e o Guma ficou mais calado (temporariamente, na verdade bem pouco!)




Estávamos somente os três naquela imensidão, ninguém mais! Somente nós e aquele mar de morros a perder de vista!



Era final da tarde e tratamos logo de armar a barraca. Ventava muito e fazia um frio de congelar a espinha!



Com o por do Sol a vista ficou ainda mais fascinante! Eu estava feliz e agradecida por estar alí com pessoas tão queridas e especiais.

Na escuridão, com o teto do mundo forrado de estrelas brilhantes, preparamos o jantar. Colocamos toda roupa possível para nos aquecer e fomos dormir o sono dos justos!



No dia seguinte, bem cedinho a vista era extraordinária! Estávamos acima das nuvens... Sentia-me no céu! Se eu fosse religiosa poderia jurar que São Pedro estava sentadinho logo ali atrás de alguma pedra segurando sua chave... bem escondidinho!




Assinamos o livro do cume, tiramos muitas fotos e fortalecemos os laços que nos unia!









Certamente sozinhos poderíamos caminhar mais rápido, mas juntos chegaríamos bem mais longe!!!




Observações importantes: A Pedra da Mina tem a trilha demarcada em alguns trechos, em outros a vegetação encobre o caminho, e em outros somente os totens indicam a direção, o que em caso de neblina fica difícil enxergar... Portanto, caso não conheça o local, indico que contrate GUIA!

Curta a página da Mantra Adventure no Facebook clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário