quinta-feira, 12 de março de 2015

Bota ou tênis - Qual melhor opção

Como escolher o calçado ideal para o Caminho de Santiago


Como escolher o calçado ideal para prática de trekking




O calçado é sem dúvidas um dos itens mais importantes para o sucesso da peregrinação e de qualquer outra caminhada de longa duração, porém, a peregrinação pode ser feita com qualquer tipo de calçado. Eu mesma conheci uma senhora holandesa que caminhava com papetes (e bem ligeira por sinal), conheci também o Fabrício, brasileiro da Bahia que teve problemas com sua bota, fez etapa de Havaianas, outra etapa descalço, acabou comprando uma papete e assim concluiu seu trajeto ate Finisterra, ficando conhecido como “Fabrício das Papates” (mas claro que não é o ideal).





É importante que o calçado esteja amaciado, ir à Santiago ou praticar um trekking longo com bota ou tênis novo é no mínimo arriscado.


Botas:

- Por serem de cano alto protegem a região dos tornozelos evitando torções

- Prefira as com membrana Gore - tex, que as tornam impermeáveis e permitem a transpiração dos pés, ajudando a evitar as indesejáveis bolhas.

- Os solados, em geral são grossos, desconfie das botas com a sola fina! Aquelas que tem a marca "Vibram" na sola são sempre boas e com maior aderência ao solo.
- Compre sua bota sempre no final do dia ou no termino de uma longa caminhada, assim seus pé estarão inchados como se estivessem na trilha, e não esqueça de experimentar com uma meia adequada. Sua bota precisa estar confortável, não pode estar apertada e também não pode estar muito folgada! Fique atento à isso!
- Existe basicamente 3 tipos de material para bota: Couro, Sintético ou Misto. Escolha a que for mais confortável! Eu prefiro as mistas (aquelas que são a maior parte de sintético e com reforços em couro) por serem mais leves e mais resistentes!



- O mais importante é você sentir conforto e segurança com sua bota. Ao experimentar ande bastante na loja e não esqueça de colocar os dois pés!





Se optar por tênis procure um que seja apropriado, com sistema de amortecimento na área do calcanhar que servirão para diminuir o impacto na pisada e distribuir melhor o peso recebido pelos pés.
Existem tênis próprios para trekking que são bem parecidos com as botas, porém não protegem muito bem o calcanhar!


As papetes também são ótimas aliadas para o caminho, podem ser usadas nos albergues, dando um gostoso alivio aos pés, podendo ser usadas no próprio caminho, em terrenos mais planos ou quando o calçado começa a machucar.

IMPORTANTE: Cuidado com falsificações, elas podem ter um preço atrativo, porém de baixa qualidade (o barato pode sair caro).
Evite marcas que fazem botas aparantemente de aventura mas que servem para passear na cidade! Procure marcas realmente especializadas no mercado Adventure!
Compre sempre em lojas especializadas.

Agora boa compra, amacie bem antes de cair na estrada e boa caminhada! ULTREIA!!!

Indico sempre a Pé na Trilha que trabalha com excelentes marcas e preço justo! Veja aqui!




Curta a página da Mantra no facebook CLICANDO AQUI!




Nenhum comentário:

Postar um comentário