terça-feira, 7 de junho de 2011

17a.: Etapa: Leon – Hospital de Orbigo (uma estória medieval) (32,5km)

Hoje o dia foi muito gostoso! Foi bom caminhar, a paisagem estava mais verde e muito agradável, meus olhos e minha alma sorriam.

Ao chegar a Hospital de Orbigo fiquei impressionada com a enorme ponte medieval El Paso Honroso que tem 204m e 20 arcos. Conta a história que em 1439 o cavaleiro Suero de Quiñones e seus nove seguidores guerrearam bravamente durante um mês vencendo todos os aventureiros que tentassem atravessar a ponte! Este bravo cavalheiro medieval declarava-se prisioneiro de amor e para conseguir a graça de sua libertação jurou quebrar 300 lanças em um mês. Cumprido o prometido foram a Santiago e ofereceram ao santo um bracelete de ouro como agradecimento. Com isso Dom Suero ganhou poder e influência.



Essa estória só fiquei sabendo depois do Caminho e confesso que achei um tanto quanto sanguinária, mas ao me deparar com aquela ponte medieval minha imaginação fértil voou longe! Podia até ver os cavalheiros com suas armaduras luxuosas disputando jogos medievais e eu… uma princesa com direito a vestido longo e trança no cabelo assistindo a tudo! Que viagem!
Voltando a realidade, fiquei no albergue San Miguel, maravilhoso! Lá os peregrinos podiam deixar aflorar o espírito de artista (inspiração no Caminho não pode faltar) as paredes eram forradas de pinturas feitas por peregrinos e havia tinta a disposição de todos! Lamentei Fabrício não estar ali, já que há alguns dias ele me confessara estar sentindo falta de pintar!


Interior do Albergue

Como pintura e desenhos não era meu forte resolvi apenas deixar um recadinho no livro de peregrinos. Estava me sentindo realmente muito feliz!
O hospitaleiro era um espanhol muito divertido que falava português, pois vivera 2 anos surfando no Brasil, ele parecia um verdadeiro caiçara e me contou que fizera o Caminho no inverno! Confesso que me despertou uma imensa vontade de viver essa experiência!

O hospitaleiro Manel
Depois do jantar (no albergue mesmo) fomos jogar UNO e eu perdi feio… Estava muito feliz, sempre!

Jantar no Albergue

Uno! E um brinde ao grande dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário