segunda-feira, 23 de março de 2015

Fotografia de viagem: A escolha do equipamento

Veja como se equipar sem gastar muito .




Para fazer boas fotos de viagem, o mais importante é o olhar do fotógrafo e a sensibilidade para compor. Planejamento, dedicação e concentração contam mais do que levar na mochila uma câmera top de linha. Claro que um equipamento mais sofisticado e com mais recursos fará diferença  se a ideia for fazer um trabalho fotográfico de alto nível técnico .

O kit básico para um fotógrafo profissional de viagem , ou mesmo um amador, deve incluir uma câmera DSLR , uma lente grande angular zoom (16-35mm ,  17-40mm ou  24-70mm) , uma teleobjetiva zoom (70-200mm , 70-300mm ou a 100-400mm),tripé e alguns acessórios  (filtros , cartões de memória , baterias  e pilhas extras ).

O modelo da câmera e lentes deve se adequar às pretensões e ao bolso do fotógrafo,  iniciante por exemplo, não precisa de um equipamento muito sofisticado. São recomendáveis  as DSLR básicas , como Canon EOS Rebel T5/T5i ou SL1 , Nikon D3200/3300 ou D5200/5300.







Esses modelos oferecem programas específicos de exposição, como retrato, esporte, paisagem e cena noturna, além dos modos de prioridade de abertura e prioridade de velocidade, prático para quem ainda não domina os ajustes manuais e flash embutido.

As semi profissionais, como Canon EOS 70D e Nikon D7100, são boa opção custo-benefício para quem  evoluiu tecnicamente e não quer desembolsar muito  em uma câmera top de linha.

Se a intenção for sair a campo, imprimir fotos de paisagens em grandes formatos, o investimento em câmera profissional deve ser considerado. Modelos como as Canon EOS Mark III, EOS 6D ou Nikon D750 , D810 e D610 , oferecem sensores de alta resolução e em tamanho similar ao antigo filme de 35mm (24x36) conhecidas como FullFrame (quadro cheio) .

Lentes:  a escolha deve ser  feita seguindo dois fatores principais : a distancia focal e a luminosidade.
As lentes zoom amadoras têm abertura máxima entre f/3.5 (em posição grande angular ), e f/5.6 ( em meia-tele ou tele), uma profissional costuma ter diafragma fixo em f/2.8. A vantagem nesse caso é poder fotografar em situações de baixa  luz .

Sempre que possível investir em lentes profissionais de abertura máxima constante f/2.8  ou no mínimo f/4. Melhor usar uma câmera mais simples com lentes profissionais do que ao contrário , nada adianta gastar uma  fortuna com uma câmera top de linha, para depois usar lentes “escuras” de  baixa qualidade óptica .

Acessórios:


Tripé:  pode ser um estorvo para carregar, mas é garantia  de imagens nítidas e tecnicamente perfeitas, indicado para fotos em baixa velocidade como em situações do amanhecer, entardecer e em fotos noturnas. Importante que o tripé seja robusto e leve para garantir estabilidade, os de fibra de carbono são melhores. Por isso a opção deve ser sempre por um modelo profissional, por suas características, são geralmente mais caros. O tripé da Manfroto tem ótima qualidade e preço acessível.

Filtro: todas as lentes devem ser protegidas com filtro UV para evitar riscos. O filtro polarizador também é muito usado em fotos de paisagens, elimina reflexos e satura as cores, especialmente o azul do céu , lembrando que  o polarizador rouba dois pontos de luminosidade.

Mochila: Como carregar tudo isso? Comprando uma mochila própria para fotografia, nela você poderá transportar a sua câmera e todos os acessórios com segurança, recomendo  mochilas da Lowepro, distribuem melhor o peso. De preferência nas mochilas com abertura lateral são ideais por permitir o acesso mais fácil ao equipamento.




Post escrito por Danilo Vieira


 Atua profissionalmente em diversas áreas da fotografia, como retrato,eventos corporativos e fotografia de  paisagens. Atualmente fotógrafo da Full House Studios.



Alguns clicks do Danilo:







Siga o Danilo no Instagram clicando aqui!
Veja as fotos recentes do Danilo clicando aqui!
Entre em contato com a Full House clicando aqui!


danilovieirafotografiaearte@gmail.com 

Curta a página da Mantra Adventure no face clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário