quinta-feira, 11 de agosto de 2016

É proibido usar BATOM

Vaidade na montanha



Quando resolvi criar o Projeto Mochila de Batom, organizar o primeiro evento e divulgar o feito no facebook algumas criticas apareceram...
  • Montanhista não pode ter vaidade
  • Não se leva batom na cargueira
  • O nome não representa todas as mulheres
  • Não, não, não não...
Pois bem, vamos à minha (minha ok) opinião...

Bom, primeiro que representar TODAS as mulheres seria pretensão demais e acredito que ditar o que uma mulher pode ou não fazer, seja na montanha ou em qualquer outro ambiente outdoor é ROTULAR. Podemos usar batom, ou não, e isso não irá nos desqualificar, não deixaremos de ser montanhistas, mochileiras, aventureiras etc por isso.

Na montanha as mascaras caem, somos nosso EU profundo, desarmadas de esteriótipos... Nos sentimos fortes e ao mesmo tempo sensíveis e vulneráveis diante da grandeza da natureza. 

Ao subir uma montanha cada uma de nós traz na mochila um peso diferente. Além dos equipamentos e roupas carregamos nossas duvidas, angustias, medos... Focamos em nosso objetivo, focamos no cume que nos aguarda e sentimos um enorme prazer ao alcançarmos o topo, mas, percebemos que foi durante a caminhada que nossas mochilas foram ficando mais leves. Passo a passo fomos vencendo nossos medos e certamente nenhuma desce como subiu.

Momento de emoção da Aninha ao chegar do Monte Roraima
Os cabelos ficarão secos e embaraçados, a pele queimada, o corpo cansado, as roupas sujas, mas nos sentiremos lindas, vencedoras, verdadeiros canhões de luz irradiando energia. E se neste momento ou em qualquer outro você sentir vontade de sacar aquele batom da sua mochila não se sinta reprimida. Fique à vontade porque você pode o que quiser minha amiga!



O preconceito ainda paira no mundo outdoor. Mais do que o pré conceito eu diria que a estranheza de quem vê de fora. As pessoas se assustam e ao mesmo tempo sentem fascínio. Outros ainda acham que mulher não aguenta o perrengue da montanha.



Pouco a pouco mostramos que somos iguais, tão determinadas, focadas, destemidas quanto os homens. Não queremos conquistar espaço, queremos dividir e desfrutar com respeito e segurança este mundo tão cheio de possibilidades à todos, homens e mulheres, de batom ou não!







3 comentários: